Então Todos os Santos teve uma estação de trem do Rio de Janeiro, ficava localizado entre a estações Engenho de Dentro e Méier.
Desativada pela Estrada de Ferro Central do Brasil em abril de 1971, tornou-se apenas um prédio em ruínas ao lado da via férrea.
Quando você passa pela Avenida Amaro Cavalcanti entre a ponte de Todos os Santos e o hospital Pasteur da para identificar o restante do acesso da antiga estação junto a linha do trem.
A ESTAÇÃO: A estação de Todos os Santos foi aberta em 1868.
Já foi desativada há muitos anos – por volta de 1971. Em 27 de abril deste ano, passageiros que se utilzavam da estação deTodos os Santos (e também da de Rocha) reclamavam e pediam para que “a Central estudasse melhor a questão da extinção” daquelas duas estações (cf. o Correio da Manhã de 27/4/1971).
Pelo teor da reportagem, parece que a Central já havia anunciado a desativação das duas, que ainda estavam funcionando. Teriam elas cessado as atividades logo depois desse anúncio?
“A RFFSA na época fechou Rocha, Todos os Santos e Encantado por atacado e foi simulando reparos (manutenção) nas estações para que os trens não parassem lá para ver o impacto na população, até que em um dia o trem nunca mais parou” (Adenilson S. de Souza, 25/4/2015). Sobraram apenas poucas ruínas do prédio ao lado dos trilhos.
Consequentemente, a estação é uma das poucas que fecharam, bem antes da privatização em 1997.
Inauguração 24 de dezembro de 1868 (151 anos)
Fechamento abril de 1971 (49 anos)
Um pouco de história sobre o viaduto de Todos os Santos
Menor em tamanho se comparado ao viaduto do Méier, o viaduto de Todos os Santos liga o bairro ao Engenho de Dentro e Méier.
Foi construido em 1922.
Infelizmente, seu acesso é dificultado pelo sentido da rua em que se encontra, tornando-o uma via de mão única para entrada em Todos os Santos.
Fonte – estações ferroviárias do Brasil
ESSA FOTO ANTIGA É DA ESTAÇÃO MÉIER
É sim